Perguntas e Respostas

Questionários à Satisfação dos Clientes / Cooperadores

No seguimento dos Questionários enviados aos nossos clientes / cooperadores no mês de outubro do presente ano, somos a apresentar os nossos esclarecimentos / comentários às questões mais frequentes, nomeadamente sobre:

  • Operadoras das Redes de Telecomunicações - Uma vez que a CEL é operador da rede elétrica, não pode intervir em assuntos dos operadores de telecomunicações. No entanto, a CEL estabeleceu até à data contratos com três operadoras de telecomunicações (Vodafone, NOS e Fastfiber), os quais podem utilizar os postes da rede elétrica da CEL para passagem de cabos de fibra ótica. No que se refere aos preços, não é da competência da CEL, pois cada operador de telecomunicações pratica os preços de acordo com as estratégias definidas e o regulado pela ANACOM.
  • Falhas de energia - O que é referido no comentário como “picos de corrente”, corresponde na realidade subtensões ou sobretensões na rede. A CEL, tal como previsto no Regulamento da Qualidade de Serviço, efetua anualmente a monitorização da qualidade da energia em dois postos de transformação, cujos resultados são publicados na página de internet, no separador RQS - Monitorização QEE. Ao longo dos últimos anos, não foi detetada qualquer anomalia na Qualidade de Serviço dos postos de transformação monitorizados, cumprindo desta forma com os parâmetros em vigor nas normas e regulamentos aplicáveis
  • Energias Renováveis / Autoconsumo - Relativamente a este tema, a CEL encontra-se atualmente a analisar a possibilidade de encontrar soluções que permitam aos seus clientes o acesso a painéis fotovoltaicos com mais facilidades na aquisição dos mesmos.
  • Painéis solares para produção de energia - Os painéis fotovoltaicos para produção de energia renovável, instalados no solo, carecem de infraestruturas e de autorizações por parte das entidades competentes. Contudo, a CEL está atenta a todas estas questões e a analisar soluções que sejam economicamente viáveis.
  • Contadores no exterior da habitação - A localização dos contadores de energia, desde há alguns anos, é obrigatória no exterior das instalações, com acesso direto da via pública. No entanto, nas instalações mais antigas, os contadores de energia eram instalados no interior das mesmas. É sempre possível alterar a localização do contador de energia, desde que o cliente crie as condições necessárias (colocação de portinhola, caixa de contador, tubagem e cablagem desde o contador até ao quadro de entrada da instalação) e custeie a mudança do ramal de alimentação do interior para o exterior.
  • Reconhecimento pelos clientes /cooperadores - Na sequência da análise dos questionários de avaliação da satisfação dos nossos clientes/ cooperadores, foi mais uma vez com muito agrado, que a CEL viu reconhecida a dedicação e o desempenho prestado, não só pelo resultado global dos questionários mas também pelos comentários positivos que recebeu nos mesmos. Continuaremos a trabalhar para merecer a confiança e a satisfação de todos os nossos clientes / cooperadores, para continuar a merecer o seu reconhecimento.

Em 2022 os questionários foram distribuídos a todos os clientes / cooperadores da CEL para resposta dos interessados. No total foram rececionados 107 questionários, com um aumento em relação ao ano anterior de 91%.

Do tratamento aos inquéritos de satisfação dos clientes obteve-se uma média global de satisfação de 4,2. A análise efetuada teve em consideração as variáveis de 1 a 5, num total de 15 perguntas.

Figura 1 – Média Global dos PT’s

Figura 1 – Média Global dos PT’s

Elaborado por DQ

16/12/2022

Histórico
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2021
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2020
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2019
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2018
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2017
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2016
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2015
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2014
Avaliação de Satisfação de Clientes - Ano de 2013